O TransGarçonne fortalecendo talentos trans no universo da gastronomia!

O TransGarçonne é um programa de extensão universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que promove ações gratuitas com o objetivo de fortalecer as trajetórias de vida e de trabalho da população trans.

A equipe do programa é composta por professores/as e alunos/as do Instituto de Nutrição, da Faculdade de Administração e do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, professores/as colaboradores/as do Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ, alunes da UNIRIO e parceiros.

O projeto surgiu em 2019 no Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, quando ocorreu o primeiro curso de qualificação profissional voltado para Hospitalidade no contexto da Gastronomia.

Em 2021, o TransGarçonne se tornou um programa de extensão universitária, ampliando o seu escopo de atuação. Atualmente o programa contempla os seguintes eixos: 1. Qualificação Profissional; 2. Trans Trabalho; 3. Saúde Trans; 4. Seminário.

O programa busca desenvolver o compromisso social da universidade pública com a redução das desigualdades socioeconômicas, que historicamente limitam parte significativa da população trans ao acesso a direitos fundamentais, como educação e trabalho.

Equipe
Renato Monteiro, Duda Itajahy, Cristina Vermelho, Myriam Melchior, Ana Luisa Faller, Fábio Francisco Araújo, Luciano Coutinho, Irapoan Nogueira, Aline Guimarães.

Alunos extensionistas
Lanai, Mateus Felipe, Wellington, Lorena, Pedro, Victória, Karina, aluno da FAAC.

Curiosidade sobre o termo TransGarçonne: o título do programa é inspirado na expressão “à la garçonne”, criada no contexto da moda francesa no primeira metade do século XX, ganhando notoriedade no romance La Garçonne, de Victor Margueritte, que reforça o símbolo da mulher autônoma que passa a realizar tarefas antes consideradas de homem. Embora o termo garçon se refira a menino em francês, marcando com à la garçonne a ideia de transgressão de gênero; em português, o termo garçom diz respeito ao profissional de hospitalidade, que atua no serviço de salão e bar de restaurantes e hotéis.